
Ilha de Anhatomirim. Onde tudo começou.
Um pouquinho da nossa história no mundo do turismo e hospitalidade.
CRÔNICAS E CONTOS
Fernanda S.C.
9/11/20232 min read


Ilha de Anhatomirim, onde tudo começou
Você já se perguntou de onde vem essa vontade incessante de viajar? Ou melhor, você se lembra de quando se sentiu assim pela primeira vez? Eu me lembro muito bem...foi no verão de 89, naquele ano eu iria completar 7 anos, quando minha avó recebeu um convite para administrar a aérea de alimentos e bebidas na Ilha de Anhatomirim, em Santa Catarina.
Mas para você entender melhor toda essa história, vamos voltar no ano de 1739 quando sua construção teve início. A ilha é pequena, mas muito charmosa e cheia de histórias para contar. Essa região era vista pela Coroa Portuguesa como muito importante e solicitou ao então Brigadeiro que fortificassem o litoral Catarinense, sendo a Ilha de Anhatomirim uma delas.
No início de 1777 os espanhóis conquistaram e ocuparam a Ilha, mas no mesmo ano por conta de um tratado a ilha voltou ao domínio português. Por muitos anos a Ilha foi praticamente abandonada e somente em 1894 a ilha voltou a ter um protagonismo maior na região. Durante a Revolução Federalista essa pequena e charmosa fortaleza serviu de prisão e base de fuzilamento para quem se revoltasse contra o governo de Floriano Peixoto. É possível ver as marcas das balas nas paredes da prisão. (Isso sempre me fascinou quando criança).
Já no início do século XX passou então a pertencer a Marinha, mas voltou a servir de prisão em 1932. Funcionou até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando já sem serventia voltou ao abandono e ao esquecimento histórico e cultural.
Para a sorte do Turismo Nacional, no final dos anos 70, a Universidade Federal de Santa Catarina assinou um acordo com a Marinha e o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural assumindo a guarda da Ilha. Já no começo da década de 80 foi possível uma restauração e reabertura da Ilha, consequentemente beneficiando o Turismo local. E é aí onde eu entro nessa história! Não sei muito bem como foram as tratativas da minha avó com a Universidade, mas Dona Isabel, era sem dúvida uma mulher forte e muito conhecida na região! Foram incontáveis verões que passamos na Ilha. Lembro de acordar bem cedinho, ainda com o céu escuro e esperar com a minha avó o barquinho na prainha perto de onde morávamos para seguir até a Ilha.
Nessa mesma época também começava um projeto de guias de turismo na Ilha, e eu no auge dos meus 7 anos, descobri ali, o que iria fazer a minha vida inteira.... trabalhar com Turismo!! vender sonhos e experiencias pelo mundo!! Nunca entendi por que nunca fui contratada como guia! heheh
Depois de muitos anos, em 2019 voltei a visitar a Ilha. Logicamente minha avó não estava mais lá.... mas foi uma delícia relembrar onde tudo começou!






Arpeggio Turismo - Sua agência de viagem online.
Contatos
contato@arpeggioturismo.com.br
+55 11 95711-6035